O que é a Cefaleia segundo a Medicina Tradicional Chinesa
Aqui vamos abordar a Cefaleia ou Dor de Cabeça, como é conhecida popularmente. A Cefaleia possui várias formas de apresentação e pode ter inúmeras causas. Dentre os diversos tipos de Cefaleias temos a Enxaqueca que se apresenta de uma forma mais intensa, uma dor pulsante, crônica e recorrente.
As Cefaleias de um modo geral atingem inúmeras pessoas, existem estudos que demonstram que 60% da população sofre de algum tipo de Cefaleia e por isso vou falar um pouco de como a Medicina Oriental interpreta e trata este mal.
Segundo a MTC, a Cefaleia, na sua grande maioria, é causada por um desequilíbrio do Fígado o que ocasiona uma desarmonia ou irregularidade do sangue.
Podemos ter como fator desencadeante da Cefaleia, a Deficiência de Sangue do Fígado que pode ser causada por uma perda importante de sangue, onde devemos efetuar a suplementação deste sangue.
Temos também a Cefaleia causada pela Estagnação do Sangue do Fígado onde devemos buscar simplesmente a harmonização deste sangue.
Existem outras possíveis causas, além da desarmonia do sangue, mas sua incidência é bem menor, porém não menos importante, entretanto o que quero aqui é demonstrar um pouco do raciocínio da MTC e por isso optei pelo que mais atendo em meu consultório.
Primeiramente devemos fazer um bom diagnóstico energético para saber qual conduta e tratamento mais eficaz.
O papel do Fígado segundo a MTC é regularizar o sangue, isso é feito normalmente durante a noite, conforme o Ciclo Circadiano, quando o sangue é quase todo direcionado a este órgão.
Para a MTC nós possuímos 5 órgãos Yin, 5 órgãos Yang, 5 elementos da natureza e 5 emoções básicas todos eles relacionados entre eles, porém são divididos em 5 grupos que se relacionam mais intensamente entre si, por maior afinidade e função. Eles ficam assim distribuídos.
- Elemento
- Fogo
- Terra
- Metal
- Água
- Madeira
- Órgão Yin
- Coração
- Baço
- Pulmão
- Rim
- Fígado
- Órgão Yang
- Intestino Delgado
- Estômago
- Intestino Grosso
- Bexiga
- Vesícula Biliar
- Emoção
- Euforia
- Preocupação
- Tristeza
- Insegurança
- Raiva
Como podemos ver a emoção que se relaciona mais intensamente com o Fígado é a raiva, relacionadas à esta emoção podemos citar a contrariedade, a fúria, a indignação, e o rancor. Estas são as emoções que mais alteram e intoxicam as funções do Fígado, atrapalhando o papel de regulação do sangue.
As mulheres, principalmente nos períodos de menstruação, são as mais acometidas de Cefaleias. O que podemos concluir após a avaliação do que foi dito acima; quando o corpo feminino se prepara para a menstruação, em função das alterações hormonais, ele faz a retenção de líquidos pois se ajusta para o sangramento que está por vir, o que ocasiona uma congestão de sangue. A alteração de humor que se sobrepõe a esta retenção e também causada por esta e pelas alterações hormonais. Estas alterações de humor causam o que chamamos de Calor Interno, o que seca os líquidos, deixando o sangue mais espesso e ocasionando a Estagnação de Sangue do Fígado e automaticamente a presença de coágulos no sangramento. Quando a menstruação ocorre existe a perda de sangue o que ocasiona a Deficiência de Sangue do Fígado.
Nestes casos a MTC determina que tratemos o elemento Madeira, focando no Fígado e na regularização e harmonização do sangue.
É claro que existem outras causas e diagnósticos energéticos, esse é um dos mais comuns, o que eu quero aqui é demonstrar como devemos visualizar o todo que acontece no corpo humano, como devemos raciocinar dentro da MTC, para aí sim fazermos um bom diagnóstico e estabelecermos o plano de tratamento para cada ser, individualmente.
Não tratamos a dor especificamente e sim o que causa esta dor e por isso a princípio elas ficam mais espaçadas, menos intensas e com o decorrer do tratamento desaparecem totalmente.