Dor nas Costas, Dor na Coluna, Cervicalgia na visão da Medicina Tradicional Chinesa (MTC)
Neste texto vamos abordar a Dor nas costas ou dor na coluna ou ainda a Cervicalgia. Pretendo falar um pouco mais da Cervicalgia, uma das causas de dor pela qual mais sou procurada em meu consultório, como ela é diagnosticada energeticamente e quais os tratamentos que podemos utilizar para melhores resultados. A Cervicalgia pode ter inúmeras causas, entretanto, dentro da MTC ela tem apenas um diagnóstico energético e para tanto, diversas formas de abordar e tratar.
Na MTC a Cervicalgia está relacionada aos ossos e quem se controla o crescimento e desenvolvimento dos ossos é o elemento Água, que corresponde ao Rim e Bexiga.
Quando estive na China pela primeira vez, uma das causas de dor de maior incidência, principalmente em pacientes jovens era a Cervical, isso principalmente em função do uso contínuo do celular, o que percebo vem aumentando também no Brasil. Abaixo segue uma ilustração apresentada em uma matéria da TV Globo que falava a respeito do que o uso do celular pode causar em nossa Cervical.
As dores crônicas de um modo geral, conforme estudo da OMS, atualmente subiu de 35% para 37 % da população mundial, onde um dos fatores principais deste aumento é a posição no uso de celulares e por isso vou falar um pouco de como a Medicina Oriental interpreta e trata este mal.
Segundo a MTC, a Cervicalgia, na sua grande maioria, é causada por um desequilíbrio na energia do Rim o que ocasiona dor na coluna e outros tantos sintomas.
Como falamos anteriormente, o Rim faz parte do elemento Água, portanto uma das coisas para a qual devemos estar atentos é sobre a nossa ingestão de água, pois nossos discos intervertebrais são compostos basicamente de água. Este é um comportamento simples e fácil de executar e que já nos ajudaria a iniciar a melhora.
Primeiramente devemos fazer um bom diagnóstico energético para saber qual conduta e tratamento mais eficaz.
A busca de um restabelecimento da circulação energética nas regiões laterais à coluna, nos discos intervertebrais, nas vértebras e consequente redução das dores é o plano terapêutico e isso pode ser feito através de diversas técnicas milenares da MTC.
Para a MTC nós possuímos 5 órgãos Yin, 5 órgãos Yang, 5 elementos da natureza e 5 emoções básicas todos eles relacionados entre eles, porém são divididos em 5 grupos que se relacionam mais intensamente entre si, por maior afinidade e função. Eles ficam assim distribuídos.
- Elemento
- Fogo
- Terra
- Metal
- Água
- Madeira
- Órgão Yin
- Coração
- Baço
- Pulmão
- Rim
- Fígado
- Órgão Yang
- Intestino Delgado
- Estômago
- Intestino Grosso
- Bexiga
- Vesícula Biliar
- Emoção
- Euforia
- Preocupação
- Tristeza
- Insegurança
- Raiva
Como podemos ver a emoção que se relaciona mais intensamente com o Rim é a insegurança relacionadas à esta emoção podemos citar a desconfiança, o medo. Estas são as emoções que mais alteram e intoxicam as funções do Rim, atrapalhando o papel de regulação dos ossos.
O que eu pretendo aqui é demonstrar como devemos visualizar o todo que acontece no corpo humano, como devemos raciocinar dentro da MTC, para aí sim fazermos um bom diagnóstico e estabelecermos o plano de tratamento para cada indivíduo, conforme as suas necessidades, alterações e restrições.
Não tratamos a dor especificamente e sim restabelecermos o fluxo energético entre as vértebras e músculos paravertebrais, isso possibilita a retomada de movimentos e consequente melhora da dor.