EUFORIA – PREOCUPAÇÃO – TRISTEZA – MEDO – RAIVA

A relação entre doenças físicas e emocionais é bastante comum, mas, com a pandemia, a tendência se agravou. Uma pesquisa feita em maio/2020 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) mostrou que cerca de 89% dos psiquiatras destacaram o agravamento de quadros de saúde mental em seus pacientes devido à pandemia do novo coronavirus.
Publicado em 12/12/2020 – 18:15 por Ludmilla Souza – Reporter da Agência Brasil – São
Paulo – https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-12/estudo-diz-que-pandemia-fez-crescer-casos-de-doencas-psicossomaticas

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) o equilíbrio da saúde esta relacionado ao modo como cuidamos de nosso corpo, de nossa mente e nossas emoções, quando algum destes pilares enfraquece, a estrutura perde seu equilíbrio e assim aparecem as doenças.

Na MTC as emoções são consideradas agentes internos e que possuem grande influência na manutenção da harmonia de nossa saúde.

Existem outros fatores que causariam desarmonias e doenças, conforme a MTC, seriam os de origem externa como fatores climáticos principalmente em Porto Alegre que possui um clima que varia de inverno a verão e vice-versa em apenas um dia. A MTC classifica também os fatores chamados de nem internos nem externos onde estão incluídos os hábitos de vida, higiene, repouso, alimentação, traumatismos, entre outros.

Nosso interesse aqui é abordar a forma como as emoções influenciam em nossa harmonia, pois estas têm uma das maiores influências em nossa saúde, pois se estamos com nossas emoções em harmonia nosso corpo e nossa mente também estarão, tornando-se mais resistente às influências externas.

Cada pessoa possui a sua forma individual de lidar com as emoções, entretanto, se as emoções são prolongadas, tomam uma forma muito intensa ou são reprimidas, afetam o equilíbrio interno levando a uma alteração do fluxo de energia que é coordenado por estas emoções dando início a doenças. As doenças não surgem de uma hora para outra, são causadas pela constante vibração da energia das emoções em determinados órgãos e estruturas que vai se aprofundando, se materializando e cronificando.

O diagnóstico realizado através de uma anamnese bem especifica da MTC determina as emoções e as energias que estão em desequilíbrio, nos permitindo uma opção bem específica de tratamento e as técnicas a serem utilizadas.

Possuímos 5 emoções básicas, destas evoluem e derivam outras tantas. Cada uma destas emoções básicas está relacionada a um órgão Yin, um órgão Yang e um elemento, conforme classificado abaixo para que se explique resumidamente como funcionam.

Euforia é um sentimento de alegria excessiva, estado de agitação e aumento da velocidade do pensamento e a ansiedade. O paciente apresenta instabilidade emocional, palpitações, suores nas mãos e pés, insônia, podendo evoluir para confusão mental, delírio e desorientação. Está relacionada ao elemento Fogo e tem correlação ao Coração como órgão Yin e o Intestino Delgado como órgão Yang.

Preocupação – emoção que desvia o pensamento para vários assuntos dos quais a pessoa não consegue se desligar. Também pode ser manifestar em um único assunto que se torna absolutamente prioritário, uma obsessão. Seus sintomas são: memória ruim, sensação de cabeça oca, plenitude abdominal, dor epigástrica, do nos hipocôndrios, irritabilidade, anorexia, palidez e diarreia. Está relacionada ao elemento Terra e tem correlação ao Baço como órgão Yin e o Estômago como órgão Yang.

Tristeza é um sentimento que combina desalento, falta de perspectiva e falta de prazer com a vida. Os sentimentos associados são a depressão e a timidez. Evolui com quietude, dispneia, cansaço, palidez, extremidades frias, indiferença, diminuição da libido. Está relacionada ao elemento Metal e tem correlação ao Pulmão como órgão Yin e o Intestino Grosso como órgão Yang.

Medo é uma emoção onde a pessoa se sente ameaçada e é incapaz de reagir, de seguir adiante, sente-se humilhado e impotente. Pode se manifestar falta de memória, desinteresse, envelhecimento precoce, perda de cabelos, lombalgia, fraqueza dos joelhos, dos dentes, zumbidos e emagrecimento. Pode ainda surgir a perda do controle esfincteriano (incontinência urinária).

Pode se transformar em síndrome do pânico. Está relacionada ao elemento Água e tem correlação ao Rim como órgão Yin e à Bexiga como órgão Yang.

Raiva é uma emoção abrupta, violenta, intensa. Variações dessa emoção são o mau humor, a irritabilidade, a indignação, a revolta, o ressentimento e a frustração, sentimentos que não são abruptos nem tão intensos, mas são contínuos e provocam doença. Os sintomas relacionados à raiva e seus sentimentos associados são bloqueios e espasmos, principalmente musculares, em locais como a mandíbula e o trapézio, agitação psicomotora, insônia, vermelhidão facial, hipertensão arterial, olhos vermelhos, cefaleia pulsátil, suspiros. Está relacionada ao elemento Madeira e tem correlação ao Fígado como órgão Yin e à Vesícula Biliar como órgão Yang.

Técnicas utilizadas para o Tratamento